O que é o Plano de Cuidados
O Plano de Cuidados é personalizado e define como serão os cuidados e a assistência pessoal não-médica ou de enfermagem para idosos e adultos convalescentes, com deficiências ou com qualquer tipo de limitação, para que realizem as suas Atividades de Vida Diárias.
As Duas Regras de Ouro
Primeira: Prevenção de quedas. A mais importante função de Cuidados é acompanhar a pessoa sob cuidados nas atividades de vida diárias e prevenir a queda e evitar que se machuquem, trinquem ou quebrem pernas, braços, bacia ou cabeça, pois 85% dos acidentes de pessoas com limitações físicas ocorrem dentro de casa.
Segunda: Prevenção de infecções. Cabe à família e aos empregados de serviço geral a limpeza e higienização rígida, principalmente dos banheiros (lavagem e desinfecção 3 vezes por semana) e da cozinha, para PREVENIR as infecções urinárias e pneumonias. Idosos tem menor resistência a infecções. NORMALMENTE a incidência e reincidência de infecções ocorrem DENTRO DE CASA, pela contaminação nos banheiros, cozinha e pelos celulares mal higienizados.
Todas as outras tarefas são para promover o bem estar e cuidados pessoais.
As tarefas essenciais
- Promover os serviços de higiene e cuidados pessoais como escovar os dentes, banhos, higiene íntima, troca de fraldas, fazer a barba, manter as unhas aparadas, passar loções etc.
- Lembrar os horários de medicação recomendados pelos médicos e familiares
- Auxiliar com o vestuário
- Auxiliar no caminhar
- Preparar e servir refeições leves ao cliente.
- Auxiliar na alimentação
- Lavar ou deixar de molho as roupas pessoais, roupas de cama e toalhas que sujaram com urina, fezes ou sangue.
- Atenção com a troca diária de roupas íntimas do cliente sob cuidados.
- Conservar limpo, seco e arrumado os principais ambientes utilizados pelo cliente.
- Podem executar serviços externos necessários, como compras, serviços em banco etc desde que o cliente sob cuidados fique com pessoas com capacidade física e técnica para prevenir quedas.
- Promover atividades de lazer compatíveis com a capacidade do cliente
- Conversar e ouvir o cliente e tentar entender suas necessidades e motivações
- Tentar evitar a ociosidade do cliente
- Escrever os fatos ocorridos no Relatórios Diários de Atividades
- Contatar o escritório em caso de emergências ou dúvidas
Tarefas não permitidas
Os cuidadores em domicílio não fazem faxina e nem são os responsáveis primários na zeladoria da casa e de serviços habituais de cozinha que demandem mais de 30 minutos de preparo de refeições. O desvio de tarefas aumenta o risco de desatenção e risco de queda (Regra de Ouro).
A privacidade e a confidencialidade
Os cuidadores devem:
- Manter a confidencialidade das informações pessoais do cliente,
- Respeitar a privacidade do cliente em seus momentos íntimos pessoais, com seus familiares e amigos, e
- Procurar evitar a exposição pública indesejada do cliente.
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