O que é o Plano de Cuidados

O Plano de Cuidados é personalizado e define como serão os cuidados e a assistência pessoal não-médica ou de enfermagem para idosos e adultos convalescentes, com deficiências ou com qualquer tipo de limitação, para que realizem as suas Atividades de Vida Diárias.

As Duas Regras de Ouro

Primeira: Prevenção de quedas. A mais importante função de Cuidados é acompanhar a pessoa sob cuidados nas atividades de vida diárias e prevenir a  queda e evitar que se machuquem, trinquem ou quebrem pernas, braços, bacia ou cabeça, pois 85% dos acidentes de pessoas com limitações físicas ocorrem dentro de casa.

Segunda: Prevenção de infecções. Cabe à família e aos empregados de serviço geral a limpeza e higienização rígida, principalmente dos banheiros (lavagem e desinfecção 3 vezes por semana) e da cozinha, para PREVENIR as infecções urinárias e pneumonias. Idosos tem menor resistência a infecções. NORMALMENTE  a incidência e reincidência de infecções ocorrem DENTRO DE CASA, pela contaminação nos banheiros, cozinha e pelos celulares mal higienizados.

Todas as outras tarefas são para promover o bem estar e cuidados pessoais.

As tarefas essenciais

  • Promover os serviços de higiene e cuidados pessoais como escovar os dentes, banhos, higiene íntima, troca de fraldas, fazer a barba, manter as unhas aparadas, passar loções etc.
  • Lembrar os horários de medicação recomendados pelos médicos e familiares
  • Auxiliar com o vestuário
  • Auxiliar no caminhar
  • Preparar e servir refeições leves ao cliente.
  • Auxiliar na alimentação
  • Lavar ou deixar de molho as roupas pessoais, roupas de cama e toalhas que sujaram com urina, fezes ou sangue.
  • Atenção com a troca diária de roupas íntimas do cliente sob cuidados.
  • Conservar limpo, seco e arrumado os principais ambientes utilizados pelo cliente.
  • Podem executar serviços externos necessários, como compras, serviços em banco etc desde que o cliente sob cuidados fique com pessoas com capacidade física e técnica para prevenir quedas. 
  • Promover atividades de lazer compatíveis com a capacidade do cliente
  • Conversar e ouvir o cliente e tentar entender suas necessidades e motivações
  • Tentar evitar a ociosidade do cliente
  • Escrever os fatos ocorridos no Relatórios Diários de Atividades
  • Contatar o escritório em caso de emergências ou dúvidas

Tarefas não permitidas

Os cuidadores em domicílio não fazem faxina e nem são os responsáveis primários na zeladoria da casa e de serviços habituais de cozinha que demandem mais de 30 minutos de preparo de refeições. O desvio de tarefas aumenta o risco de desatenção e risco de queda (Regra de Ouro).

A privacidade e a confidencialidade

Os cuidadores devem:

  • Manter a confidencialidade das informações pessoais do cliente,
  • Respeitar a privacidade do cliente em seus momentos íntimos pessoais, com seus familiares e amigos, e
  • Procurar evitar a exposição pública indesejada do cliente.

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