Traduzido e adaptado por ANYA de “The Association for Frontotemporal Degeneration”, USA
Afasia Progressiva Primária (APP)
A Afasia Progressiva Primária (APP) é caracterizada predominantemente pela perda gradual da capacidade de falar, ler, escrever e entender o que os outros estão dizendo.
APP é diagnosticado quando três critérios são atendidos:
- Há um comprometimento gradual da linguagem (não apenas da fala)
- O problema de linguagem é inicialmente a única deficiência
- A causa subjacente é uma doença neurodegenerativa
Os especialistas subdividem ainda mais o APP em três subtipos clínicos com base nas habilidades de linguagem específicas que são mais afetadas:
Assuntos relacionados ao final da vida
Antes que as pessoas com APP fiquem muito incapacitadas, devem ser tomadas decisões sobre os cuidados médicos e devem ser feitos procurações gerais, testamento e outros documentos legais.
As pessoas devem nomear alguém que esteja legalmente autorizado a tomar decisões de tratamento em seu nome (procurador e testamento vital). Devem discutir seus desejos de cuidados de saúde e do final da vida com essa pessoa e seu médico. Essas questões devem ser discutidas e decididas com todos os envolvidos antecipadamente.
Conforme a ela piora, o tratamento tende a ser dirigido para manter o conforto da pessoa, passando pelos cuidados paliativos, ao invés de tentar prolongar a vida indefinidamente.
Artigos relacionados