O que é o Plano de Cuidados

O Plano de Cuidados é personalizado e define como serão os cuidados e a assistência pessoal não-médica ou de enfermagem para idosos e adultos convalescentes, com deficiências ou com qualquer tipo de limitação, para que realizem as suas Atividades de Vida Diárias.

As Duas Regras de Ouro

Primeira: Prevenção de quedas. A mais importante função de Cuidados é acompanhar a pessoa sob cuidados nas atividades de vida diárias, prevenir a  queda e evitar que se machuquem, trinquem ou quebrem pernas, braços, bacia ou cabeça, pois 85% dos acidentes de pessoas com limitações físicas ocorrem dentro de casa.

Segunda: Prevenção de infecções. Cabe à família e aos empregados de serviço geral a limpeza e higienização rígida, principalmente dos banheiros (lavagem e desinfecção 3 vezes por semana) e da cozinha, para PREVENIR as infecções urinárias e pneumonias. A atenção necessária no auxílio da alimentação dos idosos é muito importante para prevenir pneumonia por aspiração.

NORMALMENTE  a incidência e reincidência de infecções ocorrem DENTRO DE CASA, pela contaminação nos banheiros, cozinha e pelos celulares mal higienizados e por problemas de alimentos e líquidos aspirados.

Todas as outras tarefas são para promover o bem estar e cuidados pessoais.

As tarefas essenciais ao cliente sob cuidados

  • Promover os serviços de higiene e cuidados pessoais como escovar os dentes, banhos, higiene íntima, troca de fraldas, fazer a barba, manter as unhas aparadas, passar loções etc.
  • Lembrar os horários de medicação recomendados pelos médicos e familiares
  • Auxiliar com o vestuário
  • Auxiliar no caminhar
  • Preparar e servir exclusivamente refeições leves ao cliente.
  • Auxiliar na alimentação
  • Lavar ou deixar de molho as roupas pessoais, roupas de cama e toalhas que sujaram com urina, fezes ou sangue.
  • Atenção com a troca diária de roupas íntimas do cliente sob cuidados.
  • Conservar limpo, seco e arrumado os principais ambientes utilizados pelo cliente.
  • Podem executar serviços externos necessários, como compras, serviços em banco etc desde que o cliente sob cuidados fique com pessoas com capacidade física e técnica para prevenir quedas. 
  • Promover atividades de lazer compatíveis com a capacidade do cliente
  • Conversar e ouvir o cliente e tentar entender suas necessidades e motivações
  • Tentar evitar a ociosidade do cliente
  • Escrever os fatos ocorridos no Relatórios Diários de Atividades
  • Contatar o escritório em caso de emergências ou dúvidas

Tarefas não permitidas

Os cuidadores em domicílio não fazem faxina e nem são os responsáveis primários na zeladoria da casa, de serviços habituais de cozinha que demandem mais de 30 minutos de preparo de refeições ou de outras tarefas de outros familiares.

O desvio de tarefas acarreta o aumenta dos riscos de desatenção e de queda (Regra de Ouro).

A privacidade e a confidencialidade

Os cuidadores devem:

  • Manter a confidencialidade das informações pessoais do cliente,
  • Respeitar a privacidade do cliente em seus momentos íntimos pessoais, com seus familiares e amigos, e
  • Procurar evitar a exposição pública indesejada do cliente.

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