Traduzido e adaptado por ANYA de “The Association for Frontotemporal Degeneration”, USA
Tempo de Leitura: 04 minutos
Introdução
A marca registrada da variante semântica APP (svAPP) é a perda progressiva do significado das palavras.
Se houver problemas importantes adicionais na identificação de objetos ou rostos, a condição também é chamada de demência semântica. Outras habilidades de linguagem, incluindo a capacidade de produzir fala e repetir frases e sentenças faladas por outras pessoas, não são afetadas. No entanto, embora a pessoa afetada possa continuar a falar fluentemente, sua fala torna-se vaga e difícil de entender porque muitas palavras são omitidas ou substituídas.
A medida que o transtorno progride, as pessoas com svAPP também podem exibir mudanças no comportamento semelhantes às observadas na Variante Comportamental da DFT( bvDFT), como desinibição e preferências alimentares rígidas.
Conhecendo os sinais e os sintomas
Anomia
Incapacidade de lembrar os nomes dos objetos. Dificuldade em “encontrar a palavra certa”.
A pessoa afetada pode não conseguir nomear a imagem de um caminhão ou pode substituir outra palavra na mesma categoria, como “carro” por “caminhão”.
Compreensão reduzida de uma única palavra
A pessoa afetada não consegue se lembrar do significado das palavras, especialmente palavras menos conhecidas ou usadas com menos frequência.
Por exemplo, a pessoa pode perguntar “O que é um caminhão?” ou quando solicitado a trazer uma laranja, o paciente pode voltar com uma maçã porque o significado da palavra ‘laranja’ se perdeu.
Isso não significa que o objeto não seja reconhecido, como mostra o fato de o paciente não tentar comer uma laranja sem descascá-la.
Conhecimento de objeto prejudicado
Ser incapaz de lembrar o que é um objeto familiar ou como é usado.
Por exemplo, a pessoa afetada pode não ser capaz de identificar os utensílios comuns de cozinha e como eles são usados para cozinhar. Isso é muito incomum nos estágios iniciais do PPA semântico, mas pode aparecer mais tarde.
Dislexia superficial ou disgrafia
Dificuldade em ler e escrever palavras que não sigam as regras de pronúncia ou ortografia.
Tais palavras são soletradas ou faladas “como se” seguissem as regras. Por exemplo, a pessoa afetada pode escrever “colo” em vez de “bolo” ou ler “pobre” como “podre”.
Diagnóstico
Os médicos considerarão um diagnóstico clínico de svAPP quando os seguintes sintomas forem observados:
- Anomia
- Compreensão de uma única palavra prejudicada
E três dos seguintes:
- Conhecimento de objeto prejudicado
- Dislexia superficial ou disgrafia
- Sem redução da capacidade de repetir palavras ou frases
- Sem redução no desenvolvimento da fala
Tratamento
A variante semântica do APP (svAPP) é um distúrbio progressivo da linguagem. Em estágios posteriores do distúrbio, alguns pacientes com svPPA desenvolverão sintomas comuns a outros subtipos de FTD, incluindo dificuldades comportamentais, sociais ou motoras.
A dificuldade de linguagem requer que os cuidadores aprendam sobre os substantivos trocados ou mal compreendidos e tentar distrair o paciente agitado por causa da incompreensão.
Como acontece com todas as formas de DTD, não há cura para svaPP e, na maioria dos casos, sua progressão não pode ser retardada. Embora nenhum medicamento tenha se mostrado eficaz especificamente na DFT, muitos médicos procuram abordagens de tratamentos sintomáticos direcionados aos distúrbios comportamentais, conforme necessário.
Por exemplo, alguns indivíduos que vivem com DFT se beneficiam de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), usados no tratamento de comportamentos obsessivo-compulsivos, como acumular ou desejar doces.